Selma (2014) | O Mérito da Responsabilidade

Compartilhe


Não é surpreendente enxergar “Selma” como um dos grandes títulos do Oscar 2015, sequer vê-lo na lista principal de indicados. Sua fórmula parece digerível: filme histórico sobre uma das maiores personalidades do século XX. Ao invés de intitular-se à ambição de biografar a história de Martin Luther King, deixa claro que pretende registrar um intervalo de sua atuação que teve como palco, Selma, cidade do estado do Alabama, justificando sua atenção a uma discussão envolvente sobre a repressão aos negros nos Estados Unidos da década de 60. Do início ao fim, permeando seu enredo por discursos políticos e familiares, Selma convence pela importância incontestável.
A diretora Ava DuVernay se confia à humildade, o que não significa que deixa de lado a grandiosidade de seus momentos; seria um erro sem escalas esquecer um item intrínseco a um tema tão pertinente e, embora pensamentos positivos, ainda não erradicado da sociedade. É preciso garra e uma ambição invejável para entregar à trama o ritmo necessário. Não dispensa discursos heroicos seguidos de aplausos da multidão; seu ritmo evolutivo nos lembra “Lincoln” de Steven Spielberg (bem mais inspirador, é claro), o que lhe denuncia uma narrativa exaustiva. No entanto, a tarefa é concluída com uma precisão tão assustadora, que o tom repetitivamente heroico não denuncia qualquer encurralamento da trama.
A trilha nos presenteia com um som vindo da instabilidade confortável de uma gaita sob o tom grave de vozes potentes; isso sem citar “Glory”, música que concorre ao prêmio de canção original na premiação do dia 22 de fevereiro – seu ritmo tem duas quebras; a primeira parte nos lembra abertamente o tom porfiado de “Let It Be”, quando sua segunda metade volta ao rap, estilo que nasce da cultura negra que toma espaço nos subúrbios norte-americanos nos anos 1970 (posterior ao ocorrido em Selma). O resultado não podia ser mais promissor: transmite uma mensagem de paz e perseverança por um estilo que representa a liberdade que os personagens sofrem pela falta.
Se estamos cansados do heroísmo desenfreado de dramas norte-americanos, estamos de ouvidos e olhos atentos a uma trama que foca seus defeitos como “raça superior”. Poderia parecer modismo de nossa parte se aplaudíssemos Selma como um filme que busca denegrir o povo branco e simplesmente defender o povo negro. Selma, no entanto, propõe um debate maior; é preciso que enxerguemos o emaranhado político que envolve os cidadãos, quer sejam brancos ou negros, sobre um equilíbrio civilizatório de direitos. Como não somos ofendidos por nenhum artifício narrativo, não há outro lugar para estar senão nas ruas de DuVernay, marchando ao lado de David Oyelowo (Dr. King) e sua competência admirável. O resultado é arrebatador; “Selma” nos fala de conquistas, transpira responsabilidade e consegue ser corajoso o suficiente para reinventar seu sentimentalismo.

Avaliação: 5 de 5

COMENTÁRIOS

/fa-newspaper-o/ Últimas Críticas$type=ticker$count=12$cols=4$cate=0$show=post

Nome

#Cinema,4,#Críticas,7,#Notícias,2,#Quadrinhos,6,#Séries,2,Cinema,5,Criticas,5,featured,9,Literatura,5,Noticias,3,Series,5,Sundance,1,Terrence Malick,1,Tim Burton,1,
ltr
item
Quarto Ato BETA 2: Selma (2014) | O Mérito da Responsabilidade
Selma (2014) | O Mérito da Responsabilidade
http://2.bp.blogspot.com/-qbFWjYNASto/VOUZpWNNWtI/AAAAAAAAFmU/oUtPNWJTcLc/s1600/Selma.png
http://2.bp.blogspot.com/-qbFWjYNASto/VOUZpWNNWtI/AAAAAAAAFmU/oUtPNWJTcLc/s72-c/Selma.png
Quarto Ato BETA 2
http://quartoatofilmes.blogspot.com/2015/02/selma-2014-o-merito-da-responsabilidade_18.html
http://quartoatofilmes.blogspot.com/
http://quartoatofilmes.blogspot.com/
http://quartoatofilmes.blogspot.com/2015/02/selma-2014-o-merito-da-responsabilidade_18.html
true
4188480037096720158
UTF-8
Carregando Todos Textos Não encontramos publicações VEJA MAIS LEIA MAIS Responda Cancelar Resposta Delete por Início Páginas Publicações Veja tudo RECOMENDADOR PARA VOCÊ Pesquisa ARQUIVO PESQUISE NO QUARTO ATO Todas as Publicações Não encontramos publicações :( Voltar para o Início Domingo Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora há pouco 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 meses atrás Seguidores Siga THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy